sábado, 30 de maio de 2009

Orgulho de ser Nerd


Desde a época do colégio havia a turma dos mais populares e dos nerds, pessoas tímidas, quietas, anti-sociais, nada produzidas visualmente, óculos de grau, cabelo lambido, um certo ar de fragilidade, estudiosos. Este grupo era excluído das festas, era também alvo de deboche, passando por diversas situações constrangedoras devido à implicância de seus colegas e, por causa deste conjunto de fatores, nerds eram vistos como pessoas sem muita perspectiva de sucesso na visão da ingênua sociedade.


Com o passar dos anos, e a com a popularização da tecnologia, os nerds foram mostrando sua confiança, conhecendo outras turmas de nerds, até que em 2006 um grupo de espanhóis estipulou o dia 25 de maio como o Dia do Orgulho Nerd, em homenagem ao lançamento do filme Guerra nas Estrelas – Uma nova Esperança, em 1997. A partir daí, a turma mostrou ao mundo que são pessoas de auto-estima e até criaram um manifesto que estabelece os direitos dos nerds como o de não sair de casa, o de se manter virgem, não gostar de futebol e de dominar o mundo!

Entre os deveres estão o de tentar ser mais nerd que qualquer um, assistir um filme nerd na noite de estréia, comprar um livro nerd antes de todo o mundo, e nunca deixar de entrar em uma discussão de assuntos nerds.


Há quem diga que houve uma evolução do nerd, que são os geeks. Geek seria o nerd que sabe como se dar bem usando suas habilidades. Agora você deve estar se perguntando se é algum nerd ou conhece algum. O geek adora filmes como Star Wars, gibis, RPG, física, astronomia, vídeo game, jogos de computadores, internet, ficção científica, o livro “O Guia dos Mochileiros das Galáxias” de Douglas Adams, é geralmente especialista em algum assunto, gosta de tudo relacionado à alta tecnologia.


Antes de se desesperar por ser um nerd ou conhecer um, saiba que hoje ser um geek é cool e que existe muita gente nerd que se deu bem como Bill Gates, Steve Jobs, Quentin Tarantino, Kevin Smith. Andam dizendo por aí que até Barack Obama é um nerd por ser colecionador das revistas do Homem-Aranha e adepto da tecnologia. O diretor de comunicações do Google Brasil, Carlos Felix Ximenes disse nesta semana que o Google, (considerada a melhor empresa para se trabalhar pela revista Fortune) busca pessoas dedicadas, bons alunos, mas com facilidade de interagir. “O Google precisa de um geek social”, afirmou. Por isso, muito cuidado antes de caçoar de um nerd, pois eles querem dominar o mundo, e quem duvida que não?

Nenhum comentário: