segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Use isto ou livre-se


Quando estudei inglês no Canadá a professora canadense Vivienne comentou que quando criança aprendera algumas palavras em português. No entanto, por não conversar nesta língua, esqueceu-se da maioria do vocabulário do idioma. E avisou a nós, alunos de inglês, “Use it or leave it” (algo como “use isto ou livre-se”).

Foi nesta mesma época que eu comecei a pegar alguns livros na língua inglesa. Lembro-me do livro chamado “Rainforest”, o que para nós significa a Amazônia. O livro de fácil leitura me mostrou a diversidade encontrada naquele tipo de floresta – que existe em outras partes do mundo como Ásia, Austrália e África.

Fiquei surpresa ao saber, lá no Hemisfério Norte, que a Amazônia possui de 5 a 7 mil espécies de animais vertebrados, 15 a 20 mil espécies de plantas superiores e 1 milhão a 10 milhões de animais invertebrados. E que lá sobrevive uma população indígena de 256 mil pessoas que falam entre 170 a 180 línguas diferentes.
O mais interessante foi aprender como funciona a floresta, na qual chove praticamente todos os dias e possui um clima quente e úmido. A dificuldade para a entrada de luz pela abundância de copas faz com que a vegetação rasteira seja muito escassa na Amazônia, bem como os animais que habitam o solo e precisam desta vegetação. A maior parte da fauna amazônica é composta de animais que habitam as copas das árvores, entre 30 e 50 metros. Entre as aves da copa estão os papagaios, tucanos e pica-paus. Entre os mamíferos estão os morcegos, roedores, macacos e marsupiais.

O solo amazônico é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes. Apesar disso, a flora e fauna mantêm-se em virtude do estado de equilíbrio atingido pelo ecossistema. O aproveitamento de recursos é ótimo, havendo mínimo de perdas. Um exemplo claro disso está na distribuição acentuada de * micorrizas pelo solo, que garantem às raízes uma absorção rápida dos nutrientes que escorrem a partir da floresta, com as chuvas. Também forma-se no solo uma camada de decomposição de folhas, galhos e animais mortos que rapidamente são convertidos em nutrientes e aproveitados antes da **lixiviação. A diversidade de frutas e animais é gigantesca e por causa disso é que a “Rainforest” é conhecida pelos gringos como “jewels of the Earth” e “world's largest pharmacy” (Jóia da Terra e Maior Farmácia do Mundo, respectivamente).

Parece que os gringos estão mesmo interessados no assunto, 37% dos artigos científicos sobre a Região têm pelo menos um autor brasileiro. Há 20 anos, o ex vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, afirmou: “ao contrário do que os brasileiros acreditam a Amazônia não é prioridade deles, ela pertence a todos nós”. A Amazônia será tema da 15ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CPO-15) que irá ocorrer entre os dias 7 a 18 de dezembro em Copenhague neste ano.

Parece que a professora de inglês estava certa. Se nós, brasileiros, detentores da maior parte (60%) desta riqueza natural que é a Amazônia, não a utilizarmos de forma correta, através de pesquisas e combate ao desmatamento, os países desenvolvidos tomarão conta. E depois não digam que eu não avisei o ditado muito comum dos gringos: “Use it, or leave it”.


* Micorrizas – é uma associação simbiótica entre certos fungos e raízes de algumas plantas.
** Lixiviação - é o processo de extração de uma substância de sólido através da sua dissolução num líquido.

Nenhum comentário: