quarta-feira, 20 de maio de 2009

Stand By


Nem tente chegar perto de mim com aqueles celulares com acesso à internet, blue tooth e vídeo, eu simplesmente sou avessa à tecnologia. Prefiro ganhar um enfeite feito por um artesão a um moderno I-Phone. Não posso negar que a tecnologia veio para nos ajudar e tornar nossas vidas mais práticas. O que se seria de mim ao visitar minha tia no 14º andar sem o elevador, ou ainda, pedir ajuda ao meu pai porque meu carro estragou no meio da estrada ao anoitecer sem celular? Não dá para negar os benefícios e a comodidade que a tecnologia nos proporciona.

No entanto, recordo que há séculos atrás, quando não existia nada disso, nem mesmo o tradicional telefone e a simples televisão, o homem era mais desenvolvido física e intelectualmente. Porque não nascem mais Eisteins, Galileus, Leonardos da Vinci? Porque não se constroem mais pirâmides do Egito e capelas sistinas?

No meu ponto de vista a tecnologia atrapalhou tudo, fez um alvoroço total. Crianças crescem assistindo televisão, desenhos animados onde só há violência e ganância ou ficam horas entretendo-se com jogos no computador e vídeo game. A televisão não as ensina a pensar e questionar, pois apresentam tudo pronto e mastigado. Aperta o ON, senta em frente à TV, pega um refrigerante, e assim passa a manhã toda.

Aumentam os casos de obesidade no mundo e o número de pessoas que fazem terapia: É tudo culpa da tecnologia que não deixa mais as pessoas saírem de casa, caminhar, sentar e levantar, ou seja, gastar energia, muito menos pensar. Toda criança agora deu para ser hiper ativa. Eu desconfio que de tanto tempo sem fazer nada, ela acaba ficando agitada demais uma hora ou outra. E as pessoas com problemas de depressão: Quando o lado intelectual e o cérebro não trabalham o que deveria, acaba deixando espaço para pensamentos ruins aparecerem.

Porque gastamos horas na academia correndo na esteira, e estica aqui e levanta um peso acolá. Às vezes me parece que isso não faz sentido nenhum. Eu lá levantando alteres, contando, um, dois, três. Depois vem a outra sequência. Aposto que os caras que construíram as pirâmides não precisaram de academia. O cara lá de cima nos deu habilidades e corpos saudáveis para alcançarmos o céu, criarmos maravilhas inimagináveis e ajudar quem precisa usando nossa energia física e capacidade intelectual. Parece que, com a tecnologia, usamos o mínimo de nosso potencial, ficamos a maioria do tempo em stand by. Por isso, saia com este palm daqui senão eu atiro pela janela.

Nenhum comentário: