segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Espelho Mágico


Nas férias, além de dormir bastante, comer muito e pegar sol nas praias catarinenses e gaúchas, eu também li. Não li muito não, não vou fazer média aqui. Comprei um Livro de Bolso do Mário Quintana há semanas e só agora resolvi abrir.

Fiquei impressionada com o talento dele. Eu já conhecia alguns poemas, e até seu quarto fui visitar na Casa de Cultura, antigo Hotel Magestic. Também visitara uma exposição no centenário dele lá na C.C.M.Q com meu primo. Quem não foi, perdeu!

Lendo o Quintana de Bolso, deparo-me com o título Espelho Mágico. Muito espirituoso este Quintana... Reparem:

Da observação

" Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio..."

Das corcundas

" As costas de Polichinelo arrasas
Só porque fogem das comuns medidas?
Olha! Quem sabe não serão as asas
De um Anjo, sob as vestes escondidas..."

Das utopias

" Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas"!

Da eterna procura

" Só o desejo inquieto, que não passa,
Faz o encanto da coisa desejada...
E terminamos desdenhando a caça
Pela doida aventura da caçada".

Da amizade entre mulheres

" Dizem-se amigas... Beijam-se... Mas qual!
Haverá quem nisso creia?
Salvo se uma das duas, por sinal
For muito velha ou muito feia..."

Nenhum comentário: