segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Tudo obra do “Menino Jesus”


Casas, escolas, hospitais destelhados e alagados, milhares de famílias com os pertences danificados e moradias destruídas, árvores atiradas ao chão pelos ventos de mais de 100 Km/hora. Sabe de quem isso é obra? Do “Menino Jesus”. Não, não estou louca nem ingeri bebida alcoólica antes de escrever este texto. Este é o significado do nome dado ao fenômeno que está atingindo com muita força a região Sul do país no final deste ano, o El Niño.

O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento anormal do Oceano Pacífico, que ocorre a cada quatro ou cinco anos e afeta o clima em todo o mundo. Pode gerar tempestades de neve, enchentes e secas dependendo do local.

Será que Jesus, filho de Deus, criador do universo, tem mesmo relação com o El Niño? Fiquei me perguntando se estes desequilíbrios da natureza acontecem por forças do além ou conseqüência do aquecimento global. Verificando que o fenômeno foi batizado de “Menino Jesus” por pescadores da América do Sul no século XIX, apenas porque os mesmos perceberam que o fenômeno se intensificava na época do Natal, descartei a primeira hipótese.

Pesquisando na internet acabei não achando uma resposta conclusiva sobre a relação do El Niño com o aquecimento global. As opiniões se dividem. Segundo a diretora da Agência Nacional e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), Michelle L'Heureux, não há evidências de que a incidência do El Niño possa estar sendo reforçada pelo aquecimento global. Já pesquisadores sul-coreanos acreditam que o aquecimento global pode mudar a dinâmica do El Niño, tornando-o cinco vezes mais comum.

Nessas horas discordo daquela frase da música dos Engenheiros do Hawaii: “a dúvida é o preço da pureza e é inútil ter certeza”. Quanto mais conhecimento e informações corretas tivermos sobre o que realmente está acontecendo com nosso clima, poderemos agir, inclusive antecipadamente, para que famílias não percam seus pertences, suas tranqüilidade e, principalmente suas vidas.

* A BBC Brasil veiculou notícia em julho deste ano de prognóstico da NOAA sobre a ocorrência do El Niño no sul do Brasil entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010. Será que nossos governantes leram a notícia? Se não leram estão desinformados. Se leram, pior ainda, pois poderiam ter se antecipado ao caos que estamos vivendo em nosso Estado.

Saiba como funciona o El Niño:


http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/afp/2009/08/13/ult4541u79.jhtm

Nenhum comentário: