sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dia dos Avós

Amanhã (26 de julho) é comemorado o Dia dos Avós, eu de avó não posso reclamar, tenho três. A vó Circe, a vó Nara e a bisavó Nena. A última comemorou 92 anos a pouco tempo e a Circe 81 nesta semana. Elas são muito diferentes entre si, a Nara, a mais nova, é desbocada, meio rebelde, foi criada no campo no meio dos irmãos, gostava da vida campeira e, mesmo que hoje more na cidade, gosta de levar uma vida simples, tranqüila, adora jogar canastra e fazer pastelão de frango, que é uma delícia. A Circe tem muita energia assim como a Nara, adora cachorros e caminha com o seu todos os dias pela quadra da sua casa. No trajeto, conversa com a vizinhança, mexe com as pessoas, alegra o ambiente, com seu jeito expansivo e vivacidade italiana. Mas é cabeça dura que dói, quando não quer algo, não há ninguém no mundo que a convença o contrário. Ano passado a família queria fazer festa de 80 anos para ela e convidar todos os parentes espalhados pelo Brasil. Dona Circe escapou fininho para Buenos Aires e mandou longe quem comentasse da suposta festa a ela. A Nena me pegou no colo quando eu era bebê, hoje eu que pego ela. A filha dela, a Nara, cuida dela o dia todo. Embora se esqueça às vezes de acontecimentos recentes e não tenha mais tanta força nas pernas, ela está em ótimo estado. Um dia eu estava sentada ao lado dela e fiquei puxando papo, ela gostou muito da atenção dada a sua pessoa e história. Foi até o quarto e pegou um álbum de fotografia e mostrou a mim seus pais e seu marido que já faleceu há mais de 25 anos. Quando mostrou as fotos do meu bisavô parecia uma menina, seus olhos brilharam e apontava para a foto toda orgulhosa e empolgada ao rever o seu amado.Uma característica as três têm em comum: Adoram me encher de comida, oferta esta que recebo muito bem. São mousses, tortas de bolacha, pizzas, doce de leite feito em casa, chás, chocolate quente. Não tem como passar fome com as vovós. É a forma de mostrar seu carinho pela gente, e eu retribuo o carinho comendo tudo que elas preparam com prazer e escrevendo sobre elas quando com afeto.

Nenhum comentário: