domingo, 28 de junho de 2009

A Revanche Suína


- Cof cof cof.

- Priscila, depois que tu parar de tossir pode vir aqui no balcão assinar o papel – disse a secretária no consultório. E ao dizer, a moça encolheu-se toda atrás do balcão.
Eu, que estava do outro lado da sala, tossindo até ficar vermelha, entendi o recado. A secretária estava com medo de pegar a gripe, vai que seja a Gripe A.
Na realidade essa gripe suína, quer dizer nova gripe, ou gripe A, e para os mais estudados, Influenza A (H1N1) é, para mim muito confusa. A começar pelos sintomas que são parecidos com os de uma forte gripe: tosse, febre, cansaço, dor de garganta, dor de cabeça. E o contágio então, é algo quase inevitável, através de partículas de espirros e tosses pelo ar.
Ao perceber o pânico geral que a doença causa, lembrei daquele livro que virou filme “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago. Na película, as pessoas ficavam cegas de uma hora para outra. E as autoridades vão amontoando todos os novos cegos numa espécie de alojamento abandonado. Fiquei imaginando todos os gripados passando pela mesma situação. Confesso que tenho medo da nova gripe, mas me parece que não há muita forma de controlar a sua transmissão, quando é só alguém dar um espirro que já posso estar em risco.
Cancelaram aulas nos colégios e universidades e adiantaram as férias de trabalhadores, porém há de se convir que é muito difícil fugir do contato humano. Até pensei em pegar minha barraca, levar uns comes e bebes e passar um tempo isolada em alguma fazenda. Mas lembrei que têm os porcos, que começaram com toda esta muvuca.
A forma que surgiu este vírus – de uma mutação do vírus realizada num porco – é outra questão esquisita desta gripe. Quando que eu ia imaginar que um inofensivo porquinho rosinha, com aquele rabo curvado e nariz tão engraçado iriam passar esta droga de doença para a gente! E o Egito até sacrificou alguns porcos com medo de pegar a gripe. Deixa eles, deve ser a revanche da família que virou presunto no supermercado. É a vingança suína.

Nenhum comentário: