quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Jornalista


29 de janeiro foi o dia do jornalista, ano que vem será o meu dia também. Nesta crise de identidade em relação ao jornalismo, eu estava a refletir sobre a minha futura profissão. Tentando dar algum sentido a ela e saber o que é, para mim, jornalismo, ou melhor, jornalista!

Jornalista para mim é a pessoa que tem uma lupa ao invés de apenas dois olhos. Ele enxerga o que muita gente não vê. E o detalhe para ele é mais importante, muitas vezes, do que o quadro geral. E ele gosta de dividir com os outros este mundo que ele mira através desta lupa que ele tem desde que se conhece por gente.

No dia 29 de janeiro, a Lara enviou para mim e os recém-formandos de jornalismo um e-mail com frases sobre o jornalismo.

Boas risadas e conclusões para vocês:

Alckmin, José Maria
O que importa não é o fato, é a versão.

Anônimo
Quando um jornalista quer se suicidar, sobe em seu próprio ego e se atira lá de cima (há uma versão com publicitários...).

Balzac, Honoré de
Os jornais são lupanares do pensamento. (prefácio de "Um Grande Homem da Província em Paris")

Beaverbrook, Barão ( magnata inglês, Lord )
Jornalismo é tudo aquilo que consigo enfiar entre um anúncio e outro.

Bismark, Otto
Jornalista é um homem que errou de profissão.

Bogart, John
Quando um cachorro morde um homem, isso não interessa, porque acontece com freqüência. Mas se um homem morder um cachorro, o fato torna-se notícia.

Bonaporte, Napoleão
Três jornais me fazem mais medo do que cem mil baionetas.

Chesterton, G. K.
Não foi o mundo que piorou. As coberturas jornalísticas é que melhoraram muito.
O jornalismo consiste basicamente em dizer "Lord Jones Morreu" para pessoas que nunca souberam que Lord Jones estava vivo.

Douglas, Kirk (em "A montanha dos sete abutres")
Se não houver notícias, vou lá fora e mordo um cachorro.

Lacerda, Carlos
(O jornalista tem de ) ver sem cessar de ver, e dizer incessantemente o que vê.
O ideal de separar informação de opinião é um ideal, quer dizer, existe na condição de nunca ser completamente atingido.

Liebling, A. J.
As pessoas não param de confundir com notícias o que lêem nos jornais.

McCartney, Paul
Falando das manchetes sobre sua morte: Se eu tivesse morrido, suponho que eu seria a primeira pessoa a saber disso.

Nietzsche, Friedrich
Não há fatos, só interpretações.

Prado, Décio de Almeida
Quem não sabe que a liberdade de imprensa produz abusos? Mas quem não percebe, igualmente, que a extinção de liberdade de imprensa produziria abusos muito maiores?

Stevenson, Adlai
Um editor de jornal é alguém que separa o joio do trigo - e publica o joio.

Veríssimo, L. Fernando
Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data.

Wainer,Samuel
Se você fizer um curso (de datilografia) é capaz de deixar o jornal para ganhar mais como datilógrafo (a João Leite Neto,"catador de milho")

Wilde, Oscar
O jornalismo moderno tem uma coisa ao seu favor: ao nos oferecer a opinião dos deseducados, ele nos mantém em dia com a ignorância da comunidade.

Zappa, Frank
Um repórter de rock é um jornalista que não sabe escrever entrevistando gente que não sabe falar para pessoas que não sabem ler.

3 comentários:

Fulana disse...

O Alemão já mordeu cachorro hahah. Me mudei pra cá, cara pálida. Pode me linkar novamente, se quiser. Acenos.

Neuza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscila disse...

Que alemão me hablas?