segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Além da burka


A população ocidental indigna-se e fica perplexa frente ao terrorismo do Oriente. É estranho aos olhos dos brasileiros assistir pela TV e ver fotos nos jornais de homens-bomba, que entregam suas próprias vidas em nome de sua religião, para tirar a vida de outras pessoas ou apenas para protestar.

Nesta semana uma mulher de 64 anos, feriu dois soldados no norte da faixa de Gaza ao realizar um atentado suicida. É necessário, antes de julgar, tentar compreender a realidade de Israel. A casa de Fatma Oman Na-Najar havia sido destruída pelos israelenses, seu marido, havia falecido em uma prisão. Mas o motivo que a fez virar mulher- bomba foi a morte de um de seus netos morreu enquanto outro perdeu uma perna em confronto com Israel.

Para ela, talvez a morte seria a única forma de descansar daquele verdadeiro inferno. Para o povo brasileiro, resta compreender ,antes de qualquer julgamento antecipado. Os filmes A Caminho de Kandahar e Paradise Now mostram um pouco da filosofia de vida e da realidade deste mundo que não conhecemos e sequer entendemos.

Um comentário:

Felipe et Amandine disse...

Oi, Priscila. Que bom q tu gostou do meu blog. Pode indica-lo, sim. Valeu. Tu conhece o Rodrigo? Trabalhei com ele na Zero.